rss
twitter
    Gostou do Blog? Siga-nos no Twitter!

20 de jan. de 2009

Carro conceito da Cadillac

Alimentado por um reator de Tório como combustível, este conceito chama-se "Cadillac World Thorium Fuel Concept", foi criado pelo designer Loren Kulesus para comemorar o centésimo aniversário da marca Cadillac.

"Este veículo foi concebido para durar 100 anos sem reabastecer. O excedente de energia gerada pelo seu reator pode ser usado para recarregar outros dispositivos equipados com bateria elétrica. Projetado com a segurança em mente, o reator tem múltiplos dispositivos para envenenar o subcríticos de reação em caso de abuso extremo e o exterior do reator foi projetado para resistir a todas as manipulações não autorizadas ou acidentais. "



Curiosidade: O tório é um metal natural , ligeiramente radioativo. Quando puro, o tório é um metal branco prateado que mantém o seu brilho por diversos meses. Entretanto, em presença do ar escurece lentamente tornando-se cinza ou, eventualmente, preto. O óxido de tório ( ThO2 ), também chamado de “tória”, apresenta um dos pontos de ebulição mais elevados ( 3300°C ) de todos os óxidos. Quando aquecido no ar, o metal de tório inflama-se e queima produzindo uma luz branca brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário