rss
twitter
    Gostou do Blog? Siga-nos no Twitter!

10 de jun. de 2011

A interpretação de Exames Laboratoriais

Exames Laboratoriais
A importância dos exames laboratoriais vem crescendo com o passar do tempo, além de determinar o caminho que o clínico deve seguir, mas também é muito importante na medicina preventiva. A interpretação de exames laboratoriais é um exercicio muito importante, uma vez que é comum a conclusão diagnóstica após a leitura e correta interpretação de exames laboratoriais.
 Há algumas décadas o exercício clínico era baseado na anamnese do paciente, que envolvia a situação e estado do paciente, todo seu histórico. Caso o médico não tivesse um diagnóstico do paciente, formulava mais de uma hipótese de diagnóstico e solicitava exames para confirmar uma dessas hipóteses. Assim seria correta a interpretação dos exames laboratoriais, percebece então a importância de uma interpretação correta.
Hoje essa pratica (anamnese),está um pouco esquecida dentre clínicos e médicos. O exame laboratorial tornuo-se entao um fator indispensável perante clínicos, é uma forma mais confiável de confirmar hipóteses de diagnósticos.
O povo brasileiro tem costume de fazer check ups e exames para tentar descobrir alterações ou até mesmo doenças, o problema é que as pessoas mudam seus hábitos alimentares uma semana antes de começar a bateria de exames. Logicamente o resultado não será confiavel.
Também é importante ao profissional que realiza as análises, farmacêutico ou biomédico, efetuar uma correta interpretação de exames laboratoriais e correlacionar os resultados com o estado clínico informado, repetindo testes duvidosos, até mesmo para um controle de qualidade mais efetivo.
Cada dia que passa o paciente exigem mais e mais informações, grandes questionamentos, principalmente sobre o significado dos resultados. Ao paciente tornou-se interessante ter informações potuais do seu diagnóstico.
Sendo assim, fica claro a importância de uma interpretação correta dos exames laboratoriais para a diagnosticação de um paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário