rss
twitter
    Gostou do Blog? Siga-nos no Twitter!

10 de nov de 2010

Dicas de Lentes de Contato




lentes-de-contato


Lentes de contato são uma ótima opção para substituir o uso dos óculos de grau convencionais. São geralmente usadas por pessoas com miopia, distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina.


As lentes de contatos normalmente são usadas quando uma pessoa não gosta de usar óculos, porém muitas vezes pode ser uma indicação médica para diferentes graus entre os olhos. Em vários casos melhoram a estética, permitem a prática de esportes e até possibilitam que o usuário exerça algumas atividades no trabalho que seriam mais difíceis com o uso de óculos.


As lentes podem ser gelatinosas ou rígidas. Lentes gelatinosas (ou lentes hidrofílicas) são mais populares por serem flexíveis e confortáveis. Por ser gelatinosa, ela se molda melhor aos olhos. Hoje existem no mercado lentes de contato gelatinosas descartáveis, que facilitam o processo de higienização. As rígidas, dependendo do material, apresentam grau diferente de permeabilidade ao oxigênio e os critérios de adaptação das mesmas (diâmetro e curvatura) dependem das características da lente a ser adaptada.


A lente de contato altera a fisiologia da córnea, podendo tanto curar como provocar doenças. Quando a lente de contato é colocada no olho, o processo de adaptação é contínuo e dinâmico e só acaba quando a pessoa deixa de usá-la. Por isso a consulta a um especialista é indispensável para o uso de lentes de contato de grau, bem como lentes coloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário