rss
twitter
    Gostou do Blog? Siga-nos no Twitter!

14 de nov de 2008

Viagem ao Paraguai

E aí galera, o primeiro post relacionado a viagens deste blog tem como destino o Paraguai. Mas não pensem naquela viagem padrão, de atravessar a fronteira para comprar coisas mais barato e torcer para não ser pego na alfândega. A minha experiência lá foi bem diferente, vocês vão saber o porquê. Descobri que para fazer uma viagem legal não é preciso fazer grandes pacotes de viagens com preços assustadores.

Primeiramente, devo dizer que sou estudante de publicidade, trabalhava no departamento de marketing de uma empresa paranaense que prestava serviços pra Itaipú. Essa empresa era da área de agronomia e tinha um projeto ambiental para reflorestar e regenerar as áreas da margem do rio Paraná, que foram invadidas e desmatadas pelos produtores de grãos da região. Com a eleição do novo presidente do País, a empresa precisava desenvolver um material eletrônico(documentário)para apresentar ao novo governo tudo que tinha sido feito na administração anterior, a fim de conseguir prorrogar os trabalhos. Aí surge a grande sacada do meu chefe, por que ele iria pagar uma nota para alguma empresa fazer o documentário, se eu era estudante de publicidade e, em tese, deveria gostar desse tipo de serviço?

Bom, como todo bom aventureiro, é óbvio que aceitei o desafio. Fiz as malas, entrei no ônibus em Curitiba com destino a Guaíra. A idéia era entrar no Paraguai pela cidade de Salto del Guairá e então ir descendo pelo interior cobrindo todas as áreas que eles recuperaram e registrando tudo. Chamei um grande amigo para me acompanhar, chamarei ele de MHM neste post, o MHM é fotógrafo e faz edição de vídeos(perfeito para me ajudar). Pois bem, chegamos ao Paraguai de manhã cedinho, com o roteiro de tudo que gostaríamos de registrar, áreas de reflorestamento, apoio a comunidade local, coisas desse tipo. Uma pequena reunião de briefing com o resto da equipe(cinegrafistas, iluminadores, etc) e estamos prontos pra começar.

Conheci um Paraguai que pouca gente conhece, um país agropecuario, com vastos campos de produção de grãos, se eu nao me engano, tem uma área de 406,750 km² e é o terceiro maior produtor de soja do mundo. A agricultura responde por 50% do PIB e 90% das exportações). Para resumir, foram 13 dias viajando mais de 2.000km por estradas de terra, 25 horas de filmagem e que no fim geraram um documentário de 16 minutos. Uma grande experiência cultural, conhecendo um povo que fala um idioma muito complicado que é o Guarani, pois eles o misturam com o espanhol e nós brasileiros dificilmente conseguimos entender alguma coisa.

(Pedro Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário